Odontopediatria

Área de medicina dentária que se dedica a todas as patologias que afecta a criança, e nomeadamente os dentes decíduos (dentes de leite) e também o adolescente e a grávida.

Começa inicialmente por ter uma componente preventiva, em que são incutidos hábitos de higiene e se desmistifica o medo habitual da criança em ir ao dentista, e se colocam vernizes cavitários (selantes), como forma de protecção dos mesmos, aplicação de fluor para fortalecimentos de esmalte e restantes tecidos e claro a componente curativa com restaurações dentárias ou ortodontia, no caso de ser necessário a intervenção desta especialidade ainda em idade precoce para alinhamento dentário e correta interposição dos maxilares.

No que toca á grávida, esta fica mais sensível, a infecções bucais, pelo que o acompanhamento permanente da mulher, nesta fase da sua vida se torna primordial. É frequente após a gravidez a mulher referir que se perderam ou cariaram/destruídos diversos dentes, que a gengiva sangra abundantemente, que desenvolvem mais tártaro, logo importa incutir também na futura mãe o hábito de frequentar a consulta dentária.